Sou licenciado em Design Gráfico pelo IADE, mas a minha grande paixão sempre foi a criatividade em publicidade e na verdade o que eu queria ser era Diretor de Arte e criar grandes ideias.
Comecei a trabalhar em agências em 1992 e fui tendo a sorte de passar pela Y&R, Lintas, FCB, JWT, BBDO, Havas, ExcentricGrey, Fullsix e ainda repeti algumas. É o caso da Thompson, é a terceira vez que estou na agência, agora Wunderman Thompson.
Pelo caminho criei as tais ideias incríveis para alguns dos maiores clientes nacionais como a Telecel, a Compal, Sumol, Lipton Ice Tea, Galp, EDP, Otimus, PT, Montepio, Euromilhões, Continente, Água das Pedras, McDonalds, Intermarché, Sagres, Super Bock, Yorn e a Vodafone.
Com todo este trabalho fui ganhando vários prémios nacionais e internacionais onde se destacam o CCP, Eurobest, Fiap, El Ojo, Clio, One Show e Cannes.
Sou um dos sócios nº1 do Clube de Criativos de Portugal do qual fui um dos fundadores. Estive na direção do CCP de 1998 a 2008. Dou aulas desde 2000. Comecei na ETIC, depois na Restart e atualmente dou aulas no curso de Criatividade Publicitária da World Academy , e na Licenciatura de Design no IADE.Acima de tudo, adoro desenhar e ter ideias.
Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM (Lisboa/Portugal) e com uma pós graduação em Criação de Empresas e Empreendedorismo pelo ISCTE (Lisboa/Portugal).
Em 2012, assumiu a Direção de Serviço a Cliente da Espaços - empresa líder em Media Exterior em Angola - e tem vindo, também, a liderar a expansão da empresa noutros mercados africanos como São Tomé e Cabo Verde.
Recentemente integrou o Board do Acelera Angola - incubadora e aceleradora de start-ups, micro e pequenas empresas angolanas. Casado, pai de dois filhos, é jogador de Rugby desde os 9 anos, modalidade que tem ajudado a promover em Angola.
Criativo, licenciado em Publicidade e Marketing na ESPM, no Brasil, tem experiência profissional nos mercados brasileiro, português, angolano e moçambicano.
Ao longo da sua carreira, arrecadou várias distinções na publicidade em festivais no Brasil, Portugal, Namíbia, Moçambique e Quénia. Esteve por trás de sucessos como o “Saca Fácil”, “Cliente Kero cliente manda” e outros casos memoráveis da publicidade em Angola.
Além da Publicidade e Marketing, dedica-se a contagiar as pessoas com ideias que podem mudar o nosso mundo. Foi orador no primeiro TEDx Luanda, um evento filiado ao renomado TED Talks e também foi apresentador do programa Isto é Publicidade na TVZIMBO.
Sempre apaixonado pelas dinâmicas sociais, expressa no cinema e na fotografia a sua visão artística. Participou de três exposições de fotografia na Trienal de Luanda e lançou em 2021 sua primeira obra para o grande ecrã, o curta-metragem Michelli. Actualmente é CEO na 9FILMS, onde dedica-se a Consultoria de Comunicação, Realização e é membro da direcção da Associação da Empresas Angolanas de Publicidade e Marketing.
António Páscoa, é PCA da isenta comunicação, uma agência angolana de gestão de reputação de marcas e instituições.
Como publicitário recebeu mais de 75 prémios internacionais entre eles 1 leão em Cannes, 1 ADCE e 1 New York festival. Criou para Portugal, Brasil e Angola, onde trabalhou marcas como National Geographic, Land Rover, Domino’s Pizza, Sony, Volvo, Coca-cola, IKEA, Toyota, Skip, Iglo, Olá, Superbock, Carlsberg, Compal, Huggies, DSTV, Nestlé, Minipreço, Unicef e Unfpa.
É membro da direcção da Associação Angolana de Empresas de Marketing e Publicidade. Foi director de marketing da Tv Zimbo, co-apresentador do programa de tv: isto é publicidade, argumentista de banda desenhada, cronista em vários jornais, fundador de uma banda de punk rock e professor no mestrado de comunicação e marketing da universidade Gregório Semedo.
Já fez parte do corpo de jurados do Art Directors Club of Europe, New York festival, Clube de Criativos de Portugal, Mad Stars, festival de Moçambique e FestiPub Angola.
É um apaixonado por todos os tipos comunicação.
Empresário, comediante, cantor, actor apresentador e produtor Angolano. É mais conhecido por ter apresentado durante 10 anos o icónico programa “Hora Quente com Pedro N’zagi” no canal 2 da TPA.
Devido ao conteúdo acutilante do seu programa, N'zagi é uma das figuras mais conhecidas e respeitadas de Angola. É também considerado o pioneiro na mudança da TV angolana pela sua forma única de apresentação.
Para além de ter participado em vários programas de televisão, N'zagi entrou em uma novela "Sede de Viver ". Uma das suas paixões é a rádio , trabalhou na LAC (Luanda Antena Comercial) com o programa "Bomba LAC". Na rádio o seu trabalho ganha maior protagonismo quando escreve, produz e realiza uma rádio novela, "as voltas que a música da", uma sátira à música angolana.
Até à data já participou em vários discos: Yuri da Cunha, Estrelas dispersas, As Gingas, entre outros. Prepara agora o seu primeiro trabalho discográfico.
Foi o anfitrião da estreia do canal TPA Internacional no Coliseu dos Recreios em Lisboa de 2008, Herman José em Angola, Show de Yannick Afroman nos Coqueiros e Abrilhantou com a sua Banda "Wanna Groove" durante 4 anos as noites de domingo na conceituada casa Miami Beach em Luanda.
Em 2016 mudou se para Banda Tv, numaexperiência de apenas um ano. Desde essa altura, Pedro tem várias passagens em programas diferentes na estação de tv ZAP.
Em 2017 abre a sua Produtora LUANDA CREATIVE STATION e mergulha em definitivo no mercado da produção de conteúdos para tv, publicidade e marketing. Quanto a sua formação, N’zagi terminou o ensino primário em Luanda e logo mudou-se para o Porto (Portugal), onde terminou o ensino médio e a posterior o bacharelato em Engenharia Informática.
A sua paixão pela comunicação sempre se evidenciou na sua forma de estar, foi assim que ainda em portugal fundou a primeira rádio escolar do seu liceu, frequentou o curso de artes cénicas e decidiu regressar a Angola no final de 1999.
Já em Luanda frequentou o curso de ciências da comunicação na Universidade Independente de Angola e desde então, exerce as funções de CEO da sua Produtora.
Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e Pós-Graduado em Marketing Management pelo ISEG.
Tem uma vasta experiência em planeamento estratégico e gestão de projectos, gerindo diversos projectos de várias marcas relevantes em Portugal e Angola de sectores como FMCG, Distribuição, Bancário, Petrolífero, entre outros.
Foi durante largos anos Managing Partner da BUS em Portugal e Angola e é actualmente Partner da RED em Angola.
Karina Barbosa construiu uma grande e forte reputação na moda e no entretenimento por todos os países africanos de expressão portuguesa, e também um pouco por outros países do continente africano.
Empreendedora de sucesso, ela fundou e dirigiu durante 20 anos a mais bem-sucedida agência de modelos e de produção de eventos de Angola- STEP, e também detém e produz o “Moda Luanda” e os “Globos de Ouro Angola”, 2 dos maiores eventos do calendário anual angolano. Continuou a expandir o seu trabalho à televisão, apresentando e produzindo programas e talkshows em canais nacionais.
2020 viu a sua estreia como actriz de teatro, na aclamada peça “Elas não precisam de Homens?”, seguindo-se as peças “Belas e Perigosas” e “Monólogos da Vagina”, e como autora lançou pela LeYa/ Texto Editora o seu livro de desenvolvimento pessoal “BOSS Lady step by step- 6 Passos para Alcançar Sucesso e Liberdade”.
Paralelamente a todas estas atividades, fundou e é CEO atualmente das empresas, B World, Ltd- Consultoria, Branding & Comunicação, que se dedica à Produção de Eventos, e disponibiliza serviços de formação em Media Training, Public Speaking e Alta Performance, bem como Consultoria em Brand Development, Marketing, Desenvolvimento de Produtos e Assessoria de Imprensa, e a YRIS- Corporate Catering, Buffet & Eventos.
Formada em Economia pela Universidade de Coimbra ( Portugal) e com uma Pós Graduação em Marketing Estratégico na Universidade de São Paulo, Filipa Oliveira conta com mais de 15 anos de experiência em Market Research & Business Intelligence, com incidência nas particularidades do mercado angolano. É Co-Fundadora e Directora Geral da MIRA - Market Intelligence Research Angola.
Antes de fundar a MIRA exerceu funções de consultora para a área comercial e marketing dando apoio ao investimento estrangeiro em Angola e foi Directora Geral da Marktest Angola de 2006 a 2016.
É membro da PAMRO (Associação Pan Africana de Media Research), da ESOMAR – Associação Internacional de Empresas de Market Research e da Associação Angolana de Empresas de Publicidade e Marketing – AAEPM.
Em 2010 recebeu a distinção da PAMRO – PAMRO AWARD – que pretende reconhecer aqueles que têm contribuído de forma positiva para o desenvolvimento da pesquisa em África. Participou como oradora em inúmeras conferências em Angola assim como no Botswana e Senegal, abordando temas relacionados com Pesquisa, Market Insights, Oportunidades, entre outros.
Luzia Fançony mais conhecida por Maria Luiza ou Luísa Fançony é um nome incontornável quando falamos de rádio em Angola.
Começa a sua carreia em 1968 no Rádio Clube Bié tendo assim mais de 50 anos de experiência tanto na rádio como na televisão.
Em 1992 abre uma rádio privada, com mais dois jornalistas – LAC – LUANDA ANTENA COMERCIAL, onde até ao presente, exerce as funções de Directora geral.
Pelo seu percurso Luísa já obteve várias distinções, como o Prémio Maboque de Jornalismo (1978) e o Prémio Nacional de Jornalismo (2008).
João Nunes é um storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas.
Divide o seu tempo como criativo publicitário, autor e guionista, entre Portugal, Brasil e Angola, país onde nasceu. Já escreveu centenas de anúncios publicitários, dezenas de episódios de televisão e sete longas-metragens para cinema.
Em 2021 recebeu o Prémio de Carreira do Clube de Criativos de Portugal como reconhecimento do seu percurso na área da publicidade e comunicação.
Ciro Neves, natural do Rio de Janeiro, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação. Desenvolveu sua carreira como publicitário e empreendedor entre os países de lusofonia, Brasil, Portugal e Angola.
Formado em Lisboa em Gestão de Marketing, com especialização em Marketing Management no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing, em Lisboa.
Actualmente é Co-fundador e CEO da Agência Seven 360º, responsável pela comunicação do Banco Nacional de Angola, Africell, Banco de Desenvolvimento de Angola, Grupo Carrinho, Governo de Angola, entre outros.
Co-Fundador do Grupo Casaletto, empresa na área da restauração que conta com quatro marcas (Forneria Casaletto, Pampa Grill, Rio Alimentação Saudável e Lisboa Culinária Portuguesa), com restaurantes presentes nos principais centros comerciais de Luanda.
Co-Fundador da AfriRádio, trata-se da mais nova rádio a operar em Angola, na sintonia 106.1 FM, destinada à um público jovem e tem na sua programação hits nacionais e internacionais.
Além dos projectos apresentados acima, está envolvido em outras empresas da área da produção publicitária e foi docente na cadeira de Marketing Estratégico na Nova School of Business & Economics/Angola Business School.
Ilya machado completa o seu bacharelato em fine arts na American Intercontinental
University em Londres, o mini MBA em finanças, liderança e gestão na London Business
School.
Motivada pela curiosidade de um sector em forte crescimento em Angola, começa a sua
trajetória na revista chocolate como produtora, passando pela Bombástico FM como
diretora criativa, até fundar a Face Studio á qual se dedicou mais á gestão.
Amante de video e fotografia, desafiou-se a desenvolver outras competências para melhor
atuar no metiê em que se encontra inserida.
Produtora transformada em gestora abraça em parceria com Katia Silva, também produtora
e Gestora de Projectos, o desafio do comando da Face Studio a 100%, mantendo assim a sua
aposta no empoderamento feminino na liderança de empresas em angola.
Formando em Engenharia Civil. Fotografa desde 2012 e profissionalmente desde 2016. Neste mesmo ano teve uma fotografia entre as 6 finalistas de um concurso organizado pela TPS "The Photo Society" dentro de um colectivo de 170 fotógrafos do National Geographic.
Em 2018 participou na expedição de exploração em canoa do rio Cuando - Into the Okavango, pelo National Geographic Okavango Wilderness Project e documentou em vídeo o Raid Cacimbo.
Mereceu destaque no site da organização Internacional (RED), em 2019, como um dos 10 perfis de fotógrafos africanos a serem visitados no Instagram. Em 2020 é convidado a produzir um vídeo para o programa Destination TV (Wonderful Places) da Amazon Prime e CBS Los Angels com estreia em junho de 2021.
Este ano, e novamente para a National Geographic Okavango Wilderness Project, documentou a exploração em canoas do Rio Lungwevungu – Into the Okavango desde a nascente em Angok até à fronteira com a Zâmbia.
Actualmente está a trabalhar na produção de um livro fotográfico sobre a província do Namibe.
Tirou licenciatura em Comunicação Social no Brasil e tem especialização em Branding e Comunicação Estratégica em Portugal.
Atua na publicidade desde 1999, sendo o responsável por criar e coordenar campanhas para diversas marcas e clientes governamentais, tais como Banco do Brasil, Eletronorte, Petrobrás, Governo Federal do Brasil, Governos do Distrito Federal, Ceará e São Paulo, além das Prefeituras Municipais de São Paulo e Salvador.
Depois de fazer parte da equipa da MLink Angola, onde criou importantes campanhas estratégicas para o governo angolano, entre elas a do Censo 2014, foi, por 4 anos, diretor criativo e de planeamento do Grupo Maianga até criar a Mantra em janeiro de 2021.
Tchiloia Lara é uma produtora nata, adquiriu nesta ultima década, experiência profissional na produção e gestão de projectos audiovisuais no sector da publicidade, corporativo e cinema no mercado Angolano.
Nasceu e cresceu em Luanda, é licenciada em Engenharia Civil pela Universidade de Cape Town e Mestre em Gestão pela Universidade de Pretória, na África do Sul. Em 2013 aprofundou os seus conhecimentos na área com o curso de Produção pela Academia de Cinema de Nova York.
É co-fundadora da Produtora Audiovisual Geração 80 e actualmente assume a função de Gerente de Publicidade trabalhando com marcas nos diversos segmentos do mercado angolano e produzindo publicidades premiadas como “Heróis de Azul (2019)” e “Sobas de Angola (2018)” do Standard Bank.
A Geração 80 completou 10 anos em 2020 e já possui no seu portfólio várias distinções e prémios nacionais e internacionais, destacando o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de cinema e audiovisuais (2016) e mais recentemente o prémio de ProdutoraAudiovisual nos Prémios Angola Comunica (2022).
Isabel Fernandes é publicitaria com vasta experiência no mercado Angolano. Tendo se formado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, iniciou a sua vida profissional como comercial numa multinacional de shipping tendo depois optado pelo mundo da comunicação.
Na Executive desde 2004 fez a sua carreira na área de Atendimento a Clientes tendo sido, Gestora de projectos, Coordenadora de equipas, Directora de Serviço a Clientes e ocupa desde 2015 a posição de CEO da agência sendo também Administradora do Grupo Executive que agrega outras empresas do ramo da comunicação.
Já trabalhou boa parte de grandes marcas nacionais e internacionais presentes em Angola tais como, TAAG, SONANGOL, BNA, BAI, REFRIANGO, COCA-COLA, FORD, NESTLÉ, TOYOTA, UNICER, SUMOL COMPAL, Grupo Mitrelli, Ministérios e outros órgão institucionais nacionais entre outras.Isabel foi nomeada membro do Júri do Festipub 2021 tendo sido a Executive Angola a vencedora do Grande prémio Festipub com a maior pontuação com a soma dos valores atribuídos pelo Júri nos trabalhos inscritos no Festival.
Júlio Abrantes é um experienciador urbanístico que lida com arquitectura de forma humana.
Após formação em Arquitectura em Inglaterra, integra-se no âmbito laboral em Angola.
Alguns anos depois, junta-se em sociedade (com Grace e Carina) e um núcleo de jovens, para criar a DOLADOB, um Atelier de criativos, com intervenções arquitectónicas, urbanísticas e sociais em Luanda.
Acredita em Angola e no seu crescimento, é um agente de transformação e tem como premissa, criar de forma inovadora movimentos para o desenvolvimento de uma cidade em metamorfose.
Aventureiro, apaixonado em explorar a natureza ao seu redor, é uma pessoa activa e optimista, com uma veia artística.
Estes factos reflectem-se directamente nas suas intervenções como co-criador do AxiLuanda, Naxixi Street e Nossa Ginga.
Janaína Carneiro, é uma profissional de Marketing Angolana que conta com uma vasta experiência na gestão de marcas e equipas de clientes em Angola, e Moçambique, tendo trabalhado tanto no lado do cliente como de agências. Nos últimos 17 anos, Janaína fez parte de lançamentos de grandes marcas em toda a categoria de bebidas em Angola e também em Moçambique.
Começou a sua carreira na Ogilvy Africa em Joanesburgo, tendo passado por outras agências e anunciantes e rapidamente se tornou uma profissional de marketing de língua portuguesa bastante referenciada.
Sua liderança estratégica orienta e desenvolve novos talentos nas suas equipes, enquanto sua profunda experiência apoia iniciativas estratégicas de marcas e clientes.
Actualmente lidera os mercados lusófonos dentro da Agência Pan-Africana de Media Simply Black, onde aproveitando-se da sua extensa experiência em Marketing, Branding, Publicidade, Ativações e Estratégia de Mídia, impulsiona projetos de clientes de alto ROI.
Entrou no mercado publicitário em 1995 como Produtor (RTVC) Rádio, Televisão, Comunicação e Vídeo, para a Agência Slogan (Porto) Grupo EURORSCG. No ano de 2000 mudou- se para Lisboa para trabalhar no cinema português como 2o assistente de realização, onde trabalhou em várias longas metragens nacionais e internacionais, tendo a oportunidade e o privilégio de colaborar com alguns dos melhores realizadores do panorama do cinema português.
Na televisão, participou em telefilmes da SIC, na série Inspetor Max, e em algumas novelas, nomeadamente Floribella, Jura, Vingança entre outras. Entre 2009 e 2012 dedicou-se quase em exclusividade a trabalhar no mercado de spots publicitários tanto nacionais como internacionais, na função de Assistente de Realização.
A partir do ano 2012 passou a viajar para Angola com frequência para filmar spots publicitários, desde aí que nunca mais largou África, sendo um apaixonado por estas terras. No ano de 2019 aposta no mercado angolano assumindo a produção executiva da sua produtora.
Licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM – Instituto de Administração e Marketing do Porto e com uma Pós-graduação em Marketing Digital.
Em 2014 embarca pela primeira vez para Angola para trabalhar como responsável de Marketing e integrante da equipa de promoção e gestão da primeira rede de Centros Comerciais e Multiplexes de Cinemas do País, tendo participado na criação das marcas Xyami Shopping e Cinemax – É um espetáculo!
Em 2018 acumula a responsabilidade de comunicação e marketing do negócio de distribuição moderna alimentar do Grupo Zahara – a marca Kero – e desde então tem vindo a trabalhar marcas de retalho alimentar.
No início de 2021 participa no reposicionamento da marca AngoMart e no lançamento da marca internacional de fast fashion Dukan com a abertura de uma rede de 15 lojas.
Actualmente é Sénior Manager na Bus Agency!
Artur Carvalho é licenciado em Design de Produto em Londres, pela Central Saint Martins College of Art & Design. Começou a trabalhar em Angola em 2007 na TBWA, com passagem pela Zwela&Publivison.
Actualmente Director Criativo na Agencia Born na área de Publicidade (Direcção de Arte ). Tem uma carreira solida em Angola com trabalho para muitas marcas do mercado Angolano e Português também.
Reconhecido pela formação de muitos jovens em Luanda, tenta sempre inspirar e trazer algo fresco para as marcas que trabalha. Actualmente tem também uma colaboração exclusiva com a Gettyimages.A Fotografia é uma paixão que traz para a publicidade com a maxima exigência e rigor, a sua cultura visual é a sua maior qualidade. Recebeu vários prémios em Portugal com campanhas feitas em Angola nomeadamente pelo Clube de Criativos Portugal"
André Cardiga é o Fundador e Director Criativo da Papaya Creative Studio, uma Agência de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo com base na Ilha de Luanda.
Passou por algumas agências em Angola e Portugal , como Executive Angola, Virtualmente e já esteve igualmente do lado do cliente como Head of Digital na Sodiba e Grupo Castel, onde desenvolveu conceitos para campanhas de marketing de conteúdo, para cervejeiras que lhe deram projeção internacional e nacional.
O projecto Kings Of Afro para marca Sagres Angola, que teve a sua estreia no maior Festival de Música electronica de mundo - Amsterdam Dance Event e o com projecto A Nossa Viagem para a marca Luandina, que conquistou Prata no Festipub, na categoria de Marketing Digital. Em Abril de 2022 a Papaya conquistou os seus primeiros Prémios Lusófonos da Criatividade, com dois bronze na categoria de Campanha de Redes Sociais numa Campanha para a Cerveja Cuca, outro para a marca Pepsi e foi ainda reconhecida como Agência Digital do Ano de Angola.
Na Papaya há cerca de 2 anos, é líder de uma equipa que faz a gestão de activos digitais de marcas com a Cuca, Pepsi, 7Up , Mirinda, Aliança Seguros, Shopping Fortaleza, National Distillers, Havainas, Eka, Top, Nocal, entre outros.
O André já geriu activos digitais de inúmeras marcas de variados sectores em Angola e sempre com números que garantem liderança de sector em métricas como interação e crescimento. Pelo seu percurso já passaram marcas como Huawei, Coca Cola, Banco Nacional de Angola, Refriango, Grupo Castel, Nuvibrands, Nestlé, National Distillers.
Eu crio… e é por isso que meu papel como Diretor de Criação é tão natural para mim. Eu realmente emerjo nas marcas dos meus clientes.
Eu vivi toda a minha vida em Moçambique, cresci cercado por marcas locais e me educando com todas as maiores e mais fascinantes marcas multinacionais e realmente tentando entender como podemos trazer o local e o global para as casas dos nossos consumidores. Sendo um criativo, sigo tendências e atualmente a minha paixão é a criatividade digital e como podemos crescer nesse campo em Moçambique.
Sou Licenciado em Intermedia e Multimedia, trabalhei em projetos de referência no desenvolvimento de marcas, branding e identidade, campanhas de comunicação 360º e comunicação especializada em digital.
Um dos meus principais focos é obter reconhecimento e prêmios de comunicação com o cliente, tanto para a agência quanto para o cliente; meu histórico fala por si nesses últimos 2 anos
2 AMEP (Moçambique),
26 Prémios Lusófonos (2 grand Prix) (PALOP), https://www.premioslusofonos.com
1 LOERIES e 3 Shortlists (África e Oriente Médio). https://www.loeries.com
Descobriu o amor pela fotografia em 2012, quando viu uma amiga a fotografar na igreja e achou fascinante a ideia de congelar um momento para sempre. Além da fotografia, Kim atualmente é Filmmaker.
Todas as suas experiências foram as melhores, mas houve uma que acabou por ser incrível, que foi a gravação do videoclipe do Cantor Nucho, onde foram para o Alto Bimbe no Lubango e lá experienciou o melhor pôr do sol da sua vida.
Viajar e fotografar pelas províncias de Angola serve como um antídoto para a sua alma pois Luanda é uma cidade muito stressante e já nas províncias as coisas são mais calmas e o contacto com a natureza é maior.
A parceria com o Jessé Manuel, que começou em 2017 quando ainda trabalhava inteiramente só com fotografia, fê-lo descobrir que não era um simples fotográfo mas sim um contador de histórias (através de filmes!).
Kim sente que é um dever patriótico mostrar os encantos do seu País rico em belezas naturais e isso fá-lo sentir-se novo, vivo e inspirado!
Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista de São Paulo - com Pós-graduação em Empreendedorismo da Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Em 1996, após 5 anos no Brasil em multinacionais como McCann Erickson e agências de Marketing de Incentivo e agências de Publicidade tradicionais, Marcelo se muda para Portugal onde atua como Diretor de Arte Sénior nas agências: W/Portugal, Young&Rubicam, TBWA/EPG e Brandia Central Group, ganhando experiência em contas como Banco Espírito Santo, Danone, Ford, Cerveja Sagres, TvCabo, TMN, Telecel/Vodafone, Volvo Cars, Continente/Sonae, Sumol e Compal. Desde 2005, trabalhou exclusivamente o mercado angolano com a Unitel e o lançamento do Banco BIC, entre outros.
Em 2007, ingressou na BACK Communication Angola Diretor Criativo e sócio, expandindo posteriormente para os mercados moçambicano e português com a BACK e também trabalhando com clientes sul-africanos para os mercados africanos com a Interpublic (McCann e FCB).
Com a experiência nos mercados lusófonos africanos ao longo dos últimos 16 anos ajudou clientes como Sonangol Distribuidora, Esso/ExxonMobil, Super Bock/Unicer, Total Energies, Western Union, BFA, South African Tourism, SAB Miller, Azeite Gallo, Coca-Cola, Deloitte, TPA, Banco BIC, Barclays Bank/ABSA, DsTV, TMCEL, Savanna Dry, TV Globo Internacional, Refriango, Grupo Castel, Bimbo, Global Alliance, Beko, Nivea e Nestlé.
Vasta experiência em comunicação nas multinacionais J.W.Thompson, Publicis, portuguesas emblemáticas, Abrinício, My Brand e na Boost como Chief Creative Officer.
No seu percurso trabalhou, entre outras, diversas marcas de referência como BPN, Santander Totta, Banco Mello, Caixa Geral, Honda, Peugeot, Renault, Alfa Romeu, UMM; Jumbo, Pingo Doce, Lever, Azeite Galo, Johnnie walker, Carlsberg, Heineken, Sagres, Nestlé, Polis, ICEP, Ministério do Turismo e Inovação, Ministério da Juventude, Banco Alimentar Contra a Fome, Grupo Impresa, Visão, O Público, e em angola, Unitel, Money e Bazza, Kero, Xyami, Cinemax, Banco Económico, Nossa Seguros, Academia BAI, tendo contribuído para trabalhos premiados em certames locais e internacionais.
Krisnano Daniel Tomás Paulo (Kris). Nascido no dia 21 Setembro de 1991 em uma das grandes periferias de Luanda(Angola).
Com apenas 12 anos iniciando assim a sua trajetória no teatro onde aprendeu a Linguagem das Artes, no grupo Horizonte Nzinga Nbande.
Anos depois também participou do grupo Henrique artes onde conheceu o Audiovisual, tendo participado em alguns filmes publicitários, e encantou-se pelo backstage do Audiovisual.Anos depôs Trabalhou com empresas nacionais tais como: Executive, Team Films, e Geração 80, e facestudio.
Também fez parte do grupo do grupo de produção da semba comunicação trabalhando como assistente de casting na telenovela novela (Windeck) exibida pelo (canal 2 da tpa) E então pela sua liberdade artística, em 2015 teve a necessidade de criar a sua produtora Audiovisual (Free Dation), pela sua paixão à fotografia Sempre focado no próprio desenvolvimento, frequentou diversos tipos de cursos procurando saciar sua sede por conhecimento. Já em 2017, formado pela academia internacional de Cinema (AIC), na cidade do Rio de Janeiro-brasil.
Krisnano juntamente com seus sócios, tiveram a ideia de ir para o além, a Free Dation passou a realizar diversos tipos de filmes publicitários, vídeo clips nacionais e internacionais. Sua motivação principal era elevar a qualidade do audiovisual nacional, e Assim seguindo a sua motivação,no ano de 2021 foram os vencedores de dois prêmios no Angola Music Awords de melhor produtor de vídeo, e video clip do ano.
O seu objetivo principal é levar a arte e a cultura nacional para os quatro cantos do mundo.