Judite Mota

PRESIDENTE JURI FESTIPUB
Biografia

Alexandra Lopes

JURI FESTIPUB
Biografia

Ana Paula Pereira

JURI FESTIPUB
Biografia

André Cardiga

JURI FESTIPUB
Biografia

Ciro Neves

JURI FESTIPUB
Biografia

Eduardo Brás

JURI FESTIPUB
Biografia

Fahim Latif

JURI FESTIPUB
Biografia

João Nunes

JURI FESTIPUB
Biografia

Karina Barboso

JURI FESTIPUB
Biografia

João Graça

JURI FESTIPUB
Biografia

João Filipe

JURI FESTIPUB
Biografia

Filipa Oliveira

JURI FESTIPUB
Biografia

Marcelo Madeiros

JURI FESTIPUB
Biografia

Cátia Carmo

JURI FESTIPUB
Biografia

Tiago Baptista

JURI FESTIPUB
Biografia

Pedro Rodrigues

JURI FESTIPUB
Biografia

Melchior Ferreira

JURI FESTIPUB
Biografia

Francisco Quintino

JURI FESTIPUB
Biografia

Janaina Carneiro

JURI FESTIPUB
Biografia

Tchiloia Lara

JURI FESTIPUB
Biografia

Paulo Costa

JURI FESTIPUB
Biografia

Raquel Monteiro

JURI FESTIPUB
Biografia

Maria Martins

conselho FESTIPUB
Biografia

Domenico Massareto

conselho FESTIPUB
Biografia

Thiago Fonseca

conselho FESTIPUB
Biografia

Cláudio Chocolate

conselho FESTIPUB
Biografia

Mitchell Collinson

conselho FESTIPUB
Biografia

Alexandre Montenegro

conselho FESTIPUB
Biografia

Andreia Ribeiro

Directora Criativa na Uzina

Andreia Ribeiro é Directora Criativa na Uzina depois de ter passado por agências como a DDB, Brandia Central, Havas, BBDO e Fuel.

Faz parte da direção do Clube de Criativos de Portugal e já foi jurada em vários festivais de criatividade pelo mundo, como o One Show, o ADCE, o New York Festivals, os Golden Awards e os Latvian Art Directors Club Festival.

Domenico Massareto

Fundador da RAIN A.I. Tech

Domenico Massareto é empreendedor e executivo com mais de 25 anos de experiência em grandes agências de publicidade multinacionais e empresas de tecnologia com expertise em tecnologia, marketing digital, vendas, inovação e liderança.

- Fundador da RAIN A.I. Tech
- TEDx speaker- Jurado do Cannes Lions International Creativity Festival 2016, 2020 e 2021.
- Indicado ao prêmio Caboré como Profissional de Criatividade do ano 2018.
- Vencedor do Meio & Mensagem Online como Profissional de Criatividade Digital do Ano.
- Co-idealizador do Projeto ENTRE de profissionalização criativa para mulheres.
- Ex-CCO da Publicis.
- Fundador e ex-Chief Creative Officer da ID\TBWA.

Alberto Charamba

Executive Creative Director da BISC8 Cozinha Criativa

"Em CC podemos estar todos. Ser CC é diferente.

Charamba Criativo ou CC como a sua equipa o chama, começou o seu percurso na área de marketing no departamento de digital da Zwela.

É um publicitário e curioso angolano.  Um ano depois foi promovido a director de arte e aí fez crescer a sua experiência em design, abraçando desafios nas disciplinas de ATL e BTL, além do digital. Na passagem da Zwela para o Grupo Executive intitulou-se e criou o projecto Fora da Caixa, que traz consigo até hoje nos muitos conteúdos inusitados que cria para social media nas suas páginas.

Desempenhou na Blend a função de director de arte. Em 2021 assumiu a direcção criativa da Think Thank do grupo Ideias Dinâmicas.

Dá cara e voz ao Podcast Mais Criativo e é, actualmente, sócio e Executive Creative Director da BISC8 Cozinha Criativa onde continua a crescer profissionalmente e tem a oportunidade de trabalhar diariamente marcas de diferentes sectores de actividade.

Charamba considera mandatório usar o design para chamar à atenção para as áreas mais sociais e as suas campanhas de sensibilização para os temas de violência doméstica, abuso de menores e apoio ao mercado informal são a prova disso. Para o vosso CC, foi uma honra, neste seu percurso pelo mundo das agências, ter dado o seu contributo para marcas como Banco Económico, Nossa Seguros, INACOM, KFC, Sumol, ITA, Governo de Angola, Pura All Star Games, BantuBet e várias Startups."

Judite Mota

Chief Creative Officer VML Portugal

Nasceu em Santarém mas nunca se sentiu ribatejana. Estudou dança no Conservatório mas nunca se tornou bailarina. Tem uma licenciatura em Comunicação Social e nunca foi jornalista. Uma coincidência e a total ignorância acerca da comunicação comercial levaram-na a um estágio na DDB onde se tornou redatora. Parece que para sempre.

Passou pelos departamentos criativos da Ogilvy, da Y&R, Bates/redCell e de volta à Y&R, onde além da direção criativa executiva, exercia funções de direção geral. Ganhou prémios em quase todos os Festivais nacionais e internacionais e foi jurada em quase todos também, incluindo Cannes LIons, One Show, New York Festivals, Cresta e Clio.

Foi durante 4 anos presidente do Clube de Criativos de Portugal. Em resultado da recente fusão entre as agências VMLY&R e Wunderman Thompson tornou-se  Chief Creative Officer da VML Portugal, supervisionando uma grande equipa, diversa e multifacetada. Acredita que a criatividade é a força que move o mundo, das marcas e não só.

Alexandra Lopes

DIRECTORA GERAL YOUNG NETWORK GROUP ANGOLA E MOÇAMBIQUE

Licenciada em Design de Comunicação pela ESBAL e com um MBA em Marketing e Comportamento Social pela Universidade Católica de Lisboa.  

Tenho mais de 30 anos de experiência em entre agências de comunicação e empresas portuguesas. Na Young Network Group desde 2008 e em Angola desde 2010, sou Directora Geral da Youngnetwork Angola desde 2015 e de Moçambique desde 2019, divido a minha vida entre dois continentes e quatro países, onde dirigo uma equipa com mais de 30 pessoas.

Em Angola trabalhei contas como Kero, Xyami e Cinemax, Angolauto, Nestlé ou TVCabo.

O meu mais recente desafio é São Tomé. Estou convicta que a comunicação eficaz quer se trate de relações pessoais, de contextos profissionais ou de encontros interculturais, é a base para a compreensão, a cooperação e o crescimento como indivíduos e como sociedade. É isto que me move e que preenche os meus dias.

Ana Paula Pereira

CEO do IAOP (Marktest Angola)

Ana Paula de Abreu Pereira, Directora Geral do IAOP (Marktest Angola), empresa de referência em Angola em Market Research.

Ao longo da sua carreira desempenhou funções nas multinacionais TNS (Kantar), na Synovate, e na Ipsos e trabalhou em Portugal, Nigéria e Angola.Em 2016 foi convidada a assumir a Direcção Geral da Marktest Angola (actualmente IAOP) e em 2018, foi também convidada, a leccionar no Mestrado em Comunicação e Marketing na Universidade Gregório Semedo, onde dirige a cadeira de Estudos de Mercado.

Foi também Professora convidada na Escola Superior de Comunicação Social em Lisboa nas cadeiras de licenciatura- Planeamento de Media e Media Publicitária. É licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tem curso de Estatística para Estudos de Mercado pela APODEMO, Lisboa e formação em técnicas de comunicação.

André Cardiga

Fundador e Director Criativo da Papaya Creative Studio

É fundador e Director Geral da Papaya Creative Studio, uma agência de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, com base em Luanda.

Passou por algumas agências em Angola e Portugal, como Executive Angola, e Virtualmente e também já esteve também do outro lado, o do cliente, como Head of Digital em empresas como Sodiba e Grupo Castel.

Na Papaya há cerca de 2 anos, é líder de uma equipa que faz a gestão de activos digitais de marcas como a #Cuca e ainda outras tão conhecidas, como Pepsi, 7Up, Mirinda, Aliança Seguros, Shopping Fortaleza, Gin Kianda, Havaianas, Eka, Top, Nocal.

A Agência Papaya tem vindo a destacar se com inúmeros projectos, vencendo prémios Lufófonos da Criatividade e Festipub, e a por duas vezes considerada melhor Agência de Marketing Digital de Angola também pelos Lusófonos da criatividade.

André Cardiga já geriu activos digitais de inúmeras empresas, dos mais variados sectores em Angola e sempre com números que (lhe) garantem liderança, tendo já trabalhado com marcas e grupos como Huawei, Coca-Cola, Banco Nacional de Angola, Refriango, Nuvibrands ou a Nestlé.

Ciro Neves

CEO do Grupo Seven Comunicação Integrada

Ciro Neves, natural do Rio de Janeiro, tem mais de 20 anos de experiência em comunicação.

Desenvolveu sua carreira como publicitário e empreendedor entre os países de lusofonia, Brasil, Portugal e Angola. Formado em Lisboa em Gestão de Marketing, com especialização em Marketing Management no IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing, em Lisboa. Actualmente é Co-fundador e CEO da Agência Seven 360º, responsável pela comunicação do Banco Nacional de Angola, Banco de Desenvolvimento de Angola, Grupo Carrinho, Governo de Angola, entre outros.

Co-Fundador do Grupo Casaletto, empresa na área da restauração que conta com quatro marcas (Forneria Casaletto, Pampa Grill, Rio Alimentação Saudável e Lisboa Culinária Portuguesa), com restaurantes presentes nos principais centros comerciais de Luanda.

Co-Fundador da AfriRádio, trata-se da mais nova rádio a operar em Angola, na sintonia 106.1 FM, destinada à um público jovem e tem na sua programação hits nacionais e internacionais. Além dos projectos apresentados acima, está envolvido em outras empresas da área da produção publicitária e foi docente na cadeira de Marketing Estratégico na Nova School of Business & Economics/ Angola Business School.

Crisnano Paulo

CO-FUNDADOR DA Free Dation

Krisnano Daniel Tomás Paulo (Kris). Nascido no dia 21 Setembro de 1991 em uma das grandes periferias de Luanda(Angola).

Com apenas 12 anos iniciando assim a sua trajetória no teatro onde aprendeu a Linguagem das Artes, no grupo Horizonte Nzinga Nbande.
Anos depois também participou do grupo Henrique artes onde conheceu o Audiovisual, tendo participado em alguns filmes publicitários, e encantou-se pelo backstage do Audiovisual.Anos depôs Trabalhou com empresas nacionais tais como: Executive, Team Films, e Geração 80, e facestudio.

Também fez parte do grupo do grupo de produção da semba comunicação trabalhando como assistente de casting na telenovela novela (Windeck) exibida pelo (canal 2 da tpa) E então pela sua liberdade artística, em 2015 teve a necessidade de criar a sua produtora Audiovisual (Free Dation), pela sua paixão à fotografia Sempre focado no próprio desenvolvimento, frequentou diversos tipos de cursos procurando saciar sua sede por conhecimento. Já em 2017, formado pela academia internacional de Cinema (AIC), na cidade do Rio de Janeiro-brasil.

Krisnano juntamente com seus sócios, tiveram a ideia de ir para o além,  a Free Dation passou a realizar diversos tipos de filmes publicitários, vídeo clips nacionais e internacionais. Sua motivação principal era elevar a qualidade do audiovisual nacional, e Assim seguindo a sua motivação,no ano de 2021 foram os vencedores de dois prêmios no Angola Music Awords de melhor produtor de vídeo, e video clip do ano.
O seu objetivo principal é levar a arte e a cultura nacional para os quatro cantos do mundo.

Artur Carvalho

Director Criativo na Agência Born

Artur Carvalho é licenciado em Design de Produto em Londres, pela Central Saint Martins College of Art & Design.

Começou a trabalhar em Angola em 2007 na TBWA, com passagem pela Zwela&Publivison. Actualmente Director Criativo na Agencia Born na area de Publicidade (Direcção de Arte ) Tem uma carreira solida em Angola com trabalho para muitas marcas do mercado Angolano e Português também.

Reconhecido pela formação de muitos jovens em Luanda, tenta sempre inspirar e trazer algo fresco para as marcas que trabalha. Actualmente tem também uma colaboração exclusiva com a Gettyimages. A Fotografia é uma paixão que traz para a publicidade com a maxima exigência e rigor, a sua cultura visual é a sua maior qualidade. Recebeu vários prémios em Portugal com campanhas feitas em Angola nomeadamente pelo Clube de Criativos Portugal"

Thiago Fonseca

CEO DA GOLO

Thiago Fonseca é um publicitário moçambicano com mais de 20 anos de experiência na indústria do marketing e comunicação. Lidera a GOLO, a maior Agência de Publicidade em Moçambique e uma das mais premiadas no continente Africano. Conquistou inúmeros prémios nos principais festivais internacionais, incluindo Ouro em Cannes, Nova Iorque, Brasil, África do Sul, Portugal, Angola entre outros.

É conhecido pela sua abordagem diferenciada no marketing e pensamento estratégico para as marcas. Desenvolveu desde o início da sua carreira a sua própria filosofia no marketing. O Pensar local. Uma antítese da globalização.

Liderou inúmeras marcas globais e locais ao sucesso e liderança no mercado através da seu conhecimento local e abordagem diferenciada. Lançou dois livros, o Bazarketing em 2003 e o Think Local em 2015 onde relata a sua experiência.

É escritor regular para a Revista EXAME. Em 2023 a GOLO conquistou novamente o título de Agência do Ano dos Prémios Lusófonos da criatividade. E Agência No.1 na PMR.

Miguel Mandele

FUNDADOR DA BMWORKZ

Fundador da Produtora e Agência criativa bmworkz, entende todos os aspectos envolvidos na produção da comunicação audiovisual, bem como as diferentes técnicas de produção para filmes, publicidade, documentários, televisão, videoclipes e sua aplicação em plataformas digitais. Ao longo dos últimos 10 anos adquiriu competências relativas à perceção diária da produção cinematográfica, estratégias de marketing, campanhas multimédia e como comunicar marcas de várias formas para vários sectores.

Responsável por mais de 20 colaboradores a tempo inteiro, com uma carteira de clientes composta por empresas como Chevron, Refriango, ETU, Total Energy, Sonils, Banco Nacional de Angola, Bic Seguros, TV Cabo, Mecofarma, Centrooptico, Reebook, NBA, MAGS, Tistech, Hotel Intercontinental, entre outros.

Com o principal objetivo de criar uma equipa de criativos de ponta, com maturidade suficiente para executar as suas tarefas de forma autónoma e com qualidade e ajudar a garantir um elenco de novos pensadores criativos que escreverão os novos capítulos do marketing angolano.Miguel é também membro do conselho de jurados Superbrands Angola, sendo a bmworkz um parceiro de exelência desde 2021.

Clara da Silva

FUNDADORA DA UJIMA

Pós-Graduada em Marketing pela Universidade de Tecnologia de Cape Town, Clarah é apaixonada por comunicação e design, e é no marketing que se identificou e decidiu seguir carreira e desenvolver as suas paixões na arte de comunicar.

Em 2018 fundou a UJIMA, estúdio criativo de publicidade com a forte missão de criar e elevar marcas angolanas. Clarah é também Ex-Bolseira do Mandela Washington Fellowship, programa de intercâmbio da embaixada dos Estados Unidos e Obama Leader, iniciativa que impulsiona jovens líderes em África programa do Presidente Barack Obama, onde conseguiu aprimorar as suas aptidões em liderança e comunicação.

Com o evento Conexão Mulher, tem como missão inspirar e ser inspirada por outras mulheres.

Cláudio Chocolate

Publicitário, Consultor de Marketing/Publicidade e Realizador

Criativo, licenciado em Publicidade e Marketing na ESPM, no Brasil, tem experiência profissional nos mercados brasileiro, português, angolano e moçambicano. Ao longo da sua carreira, arrecadou várias distinções na publicidade em festivais no Brasil, Portugal, Namíbia, Moçambique e Quénia. Esteve por trás de sucessos como o “Saca Fácil”, “Cliente Kero cliente manda” e outros casos memoráveis da publicidade em Angola. Além da Publicidade e Marketing, dedica-se a contagiar as pessoas com ideias que podem mudar o nosso mundo. Foi orador no primeiro TEDx Luanda, um evento filiado ao renomado TED Talks e também foi apresentador do programa Isto é Publicidade na TVZIMBO.

Sempre apaixonado pelas dinâmicas sociais, expressa no cinema e na fotografia a sua visão artística. Participou de três exposições de fotografia na Trienal de Luanda e lançou em 2021 sua primeira obra para o grande ecrã, o curta-metragem Michelli.

Actualmente é CEO na 9FILMS, onde dedica-se a Consultoria de Comunicação, Realização e é membro da direcção da Associação da Empresas Angolanas de Publicidade e Marketing.

Marcelo Medeiros

Diretor Criativo - BACK Communication

Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista de São Paulo - com Pós-graduação em Empreendedorismo da Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em 1996, após 5 anos no Brasil em multinacionais como McCann Erickson e agências de Marketing de Incentivo e agências de Publicidade tradicionais, Marcelo se muda para Portugal onde atua como Diretor de Arte Sénior nas agências: W/Portugal, Young&Rubicam, TBWA/EPG e Brandia Central Group, ganhando experiência em contas como Banco Espírito Santo, Danone, Ford, Cerveja Sagres, TvCabo, TMN, Telecel/Vodafone, Volvo Cars, Continente/Sonae, Sumol e Compal. Desde 2005, trabalhou exclusivamente o mercado angolano com a Unitel e o lançamento do Banco BIC, entre outros.

Em 2007, ingressou na BACK Communication Angola Diretor Criativo e sócio, expandindo posteriormente para os mercados moçambicano e português com a BACK e também trabalhando com clientes sul-africanos para os mercados africanos com a Interpublic (McCann e FCB). Com a experiência nos mercados lusófonos africanos ao longo dos últimos 16 anos ajudou clientes como Sonangol Distribuidora, Esso/ExxonMobil, Super Bock/Unicer, Total Energies, Western Union, BFA, South African Tourism, SAB Miller, Azeite Gallo, Coca-Cola, Deloitte, TPA, Banco BIC, Barclays Bank/ABSA, DsTV, TMCEL, Savanna Dry, TV Globo Internacional, Refriango, Grupo Castel, Bimbo, Global Alliance, Beko, Nivea e Nestlé.

Eduardo Brás

Director Executivo da Creation Agency

Eduardo Brás, luso-angolano, é actualmente Director Executivo da Creation Agency em Angola.

Licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE e pós-graduado em gestão de marketing pelo IPAM, tem uma vasta experiência na gestão de projectos de comunicação de grandes contas nacionais e internacionais, nos mais variados sectores de actividade, assim como na gestão e direcção de agências de marketing e comunicação no mercado angolano.

Fahim Latif

profissional de marketing e design

Um talento criativo notável, com um histórico promissor de conquistas profissionais. Aos 16 anos, seu dom para o design destacou-se em uma empresa de capas personalizadas, produzindo 12 imagens diárias. Completando o curso de Contabilidade e Auditoria, Latif viu a oportunidade de combinar suas habilidades criativas com a compreensão dos aspectos quantitativos dos negócios. Essa abordagem híbrida permitiu que ele gerisse clientes e contas de maneira eficaz, compreendesse a análise de custos em seus projetos e adotasse uma visão crítica sobre dados estatísticos, impulsionando um pensamento estratégico no mundo dos negócios.

Ele liderou o rebranding de marcas de renome, incluindo Agri e Bom Dia. Fundou sua própria empresa em 2019, destacando-se na campanha de redes sociais para Vanilla e Evento de Responsabilidade Social com o clube de futsal GDI, conquistando 2 prêmios Prata e 1 Bronze, respectivamente, nos Prêmios Lusófonos da Criatividade, inclusive a sua empresa foi nomeada como a Agência Digital do Ano em Moçambique. Latif é um influente profissional de marketing e design, inspirando jovens moçambicanos

Filipa Oliveira

Co - Founder | Directora Geral MIRA - Market Research Angola

Formada em Economia pela Universidade de Coimbra (Portugal)Pós Graduação em Marketing Estratégico – Universidade São Paulo – Brasil.

Com 16 anos de experiência em Market Research & Business Intelligence, com incidência nas particularidades do mercado angolano.

2016 – Presente - Co - Founder | Directorar Geral MIRA - Market Research Angola

2006 - 2016 – Managing Director Marktest Angola

Até 2006, como consultora para a área comercial e marketing dando apoio ao investimento estrangeiro em Angola.

Pertence ao Board do PAMRO (Associação Pan Africana de Media Research).

É membro da ESOMAR – Associação Internacional de Empresas de Market Research

É membro da Associação Angolana de Empresas de Publicidade e Marketing – AAEPM
Mentora no Founder Institute of Luanda desde 2019

Em 2010 recebeu a distinção do PAMRO – PAMRO AWARD – que pretende reconhecer indivíduos que tenham contribuído de forma positiva para o desenvolvimento da pesquisa em África.

Participou como oradora em inúmeras conferências em Angola assim como no Botswana e Senegal, abordando temas relacionados com Pesquisa, Market Insights, Oportunidades.

Giordano Custódio

FUNDADOR DA GC COMUNICAÇÕES

Giordano Custódio é psicólogo de formação, mas cedo se sentiu atraído pelos assuntos da comunicação e do marketing.Começou a carreira em 1984, como jornalista da então Emissora Oficial de Cabo Verde, depois Rádio Nacional de Cabo Verde, onde foi administrador.

Em 1997, cria a GC Comunicações - agência de publicidade e marketing que se transforma na base do grupo de comunicação que investe na famosa Praia FM, a rádio líder de audiência na Capital do País e a STV – Sistema Terra Verde, canal de Televisão pioneira na transmissão em TDT no país.A actuação profissional é complementada ainda com a vida associativa na Marka – Entidade dos Profissionais de Publicidade e Marketing de Cabo Verde, onde preside a Assembleia Geral e participado como membro de Juri nos festivais de Publicidade de Angola, Brasil e Portugal e vencido alguns prémios no Acácia de Angola, Sinos de Portugal e no Festival de Maputo, além da recente do prémio Palmeira de Cabo Verde.

Especialista em Produção de Materiais Educativos para meios de Comunicação de Massa pelo Centro Internacional de Okinawa - Japão, tem trabalhado também como produtor executivo e apresentador de programas do qual se destaca o “Nha Terra NhaCreTcheu”.Foi professor das disciplinas de Psicologia da Comunicação e Psicologia de Publicidade e Marketing na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e complementa sua actuação como editor e autor. Tem publicado dois livros: “Eficácia e Transparência do Parlamento na Era Digital”; e “Pela Igualdade - Manual sobre os direitos da Mulher”, além de artigos e apontamentos em revistas e jornais.

Ilya Machado

Ceo & co-founder at Face Studio

Ilya machado completa o seu bacharelato em fine arts na American Intercontinental University em Londres, o mini MBA em finanças, liderança e gestão na London Business School.

Motivada pela curiosidade de um sector em forte crescimento em Angola, começa a sua trajetória na revista chocolate como produtora, passando pela Bombástico FM como diretora criativa, até fundar a Face Studio á qual se dedicou mais á gestão.

Amante de video e fotografia, desafiou-se a desenvolver outras competências para melhor atuar no metiê em que se encontra inserida. Produtora transformada em gestora abraça em parceria com Katia Silva, também produtora e Gestora de Projectos, o desafio do comando da Face Studio a 100%, mantendo assim a sua aposta no empoderamento feminino na liderança de empresas em angola.

João Graça

DIRECTOR CRIATIVO DA BOOST

Vasta experiência em comunicação nas multinacionais J.W.Thompson, Publicis, portuguesas emblemáticas, Abrinício, My Brand e na Boost como Chief Creative Officer.

No seu percurso trabalhou, entre outras, diversas marcas de referência como BPN, Santander Totta, Banco Mello, Caixa Geral, Honda, Peugeot, Renault, Alfa Romeu, UMM; Jumbo, Pingo Doce, Lever, Azeite Galo, Johnnie walker, Carlsberg, Heineken, Sagres, Nestlé, Polis, ICEP, Ministério do Turismo e Inovação, Ministério da Juventude, Banco Alimentar Contra a Fome, Grupo Impresa, Visão, O Público, e em angola, Unitel, Money e Bazza, Kero, Xyami, Cinemax, Banco Económico, Nossa Seguros, Academia BAI, tendo contribuído para trabalhos premiados em certames locais e internacionais.

João Filipe

DIRECTOR CRIATIVO DA executive

Nascido a 22 de junho de 1976 em Moçambique. Trabalha em publicidade desde 1999, iniciando a sua carreira como Director de Arte na agência Euro RSCG Portugal (actual Havas), seguindo-se, entre outras agências portuguesas, a Publicis, Park Saatchi & Saatchi, a Bottom Line e a Cherry Entertainment (ambas no Grupo Ativism).  

O seu percurso na Executive começou em 2006, como Director de Arte, onde permaneceu até 2007, para regressar em 2012, assumindo, mais tarde, a direcção criativa em 2019.

Jorge Rocha

PROFISSIONAL DE MARKETING E PUBLICIDADE

Nasceu em 5 de maio de 1971 na cidade do Porto, onde passou grande parte da sua infância e adolescência, realizou os seus estudos de cinema nessa mesma cidade. Entrou no mercado publicitário em 1995 como Produtor (RTVC) Rádio, Televisão, Comunicação e Vídeo, para a Agência Slogan (Porto) Grupo EURORSCG. No ano de 2000 mudou-se para Lisboa para trabalhar no cinema português como 2º assistente de realização, onde trabalhou em várias longas metragens nacionais e internacionais, tendo a oportunidade e o privilégio de colaborar com alguns dos melhores realizadores do panorama do cinema português.

Na televisão, participou em telefilmes da SIC , na série Inspetor Max , e em algumas novelas, nomeadamente Floribella, Jura, Vingança entre outras. Entre 2009 e 2012 dedicou-se quase em exclusividade a trabalhar no mercado de spots publicitários tanto nacionais como internacionais, na função de Assistente de Realização.

A partir do ano 2012 passou a viajar para Angola com frequência para filmar spots publicitários, desde aí que não mais largou África, sendo um apaixonado por estas terras. No ano de 2019 aposta no mercado angolano assumindo a produção executiva da sua produtora.

João Nunes

PROFISSIONAL DE MARKETING E PUBLICIDADE

João Nunes é um storyteller apaixonado por contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas. Divide o seu tempo como criativo publicitário, autor e guionista, entre Portugal, Brasil e Angola, país onde nasceu.

Já escreveu centenas de anúncios publicitários, dezenas de episódios de televisão e sete longas-metragens para cinema.

Em 2021 recebeu o Prémio de Carreira do Clube de Criativos de Portugal como reconhecimento do seu percurso na área da publicidade e comunicação.

Júlio Cesar Torre

ADMINISTRADOR EXECUTIVO DA MUXIMA FILMES

Júlio Cesar Torre é natural de Angola, nascido na cidade do Lobito, desempenha o cargo de administrador executivo na Muxima Filmes, empresa activa no mercado angolano desde 2010 onde se destaca na oferta de soluções inovadoras em publicidade e corporativas.

A sua liderança é evidenciada pela sua ampla compreensão do mercado, com uma equipa dedicada a enfrentar os desafios do cenário atual.

A carreira de Júlio Cesar Torre é uma demonstração viva da sua busca incansável para elevar o nível de consciencialização, educação e progresso em Angola. Com a sua paixão por projectos transformadores, combinada com a sua experiência e entendimento dos desafios empresariais e sociais, continua a dar o seu contributo ao panorama publicitário actual.

José Pedro Paz

Sócio e CCO da DZ Estúdio

Lidera projetos digitais desde 2005, fazendo a gestão criativa e estratégica de campanhas para clientes como Unilever, Campari Group, Bimbo, iFood, entre outras grandes marcas no Brasil. Formado em publicidade pela UFRGS, recebeu diversos prêmios como The One Show, Prêmio Lusófonos de Criatividade, FePI (Argentina), Colunistas, entre outros. Participou como jurado de premiações como CRIARP, Colunistas e Top de Marketing.

Karina Barbosa

FUNDADORA DA STEP E CEO DA B World, Ltd- Consultoria, Branding & Comunicação

Karina Barbosa construiu uma grande e forte reputação na moda e no entretenimento por todos os países africanos de expressão portuguesa, e também um pouco por outros países do continente africano. Empreendedora de sucesso, ela fundou e dirigiu durante 20 anos a mais bem-sucedida agência de modelos e de produção de eventos de Angola- STEP, e também detém e produz o “Moda Luanda” e os “Globos de Ouro Angola”, 2 dos maiores eventos do calendário anual angolano.

Continuou a expandir o seu trabalho à televisão, apresentando e produzindo programas e talkshows em canais nacionais. 2020 viu a sua estreia como actriz de teatro, na aclamada peça “Elas não precisam de Homens?”, seguindo-se as peças “Belas e Perigosas” e “Monólogos da Vagina”, e como autora lançou pela LeYa/ Texto Editora o seu livro de desenvolvimento pessoal “BOSS Lady step by step- 6 Passos para Alcançar Sucesso e Liberdade”.

Paralelamente a todas estas atividades, fundou e é CEO atualmente das empresas, B World, Ltd- Consultoria, Branding & Comunicação, que se dedica à Produção de Eventos, e disponibiliza serviços de formação em Media Training, Public Speaking e Alta Performance, bem como Consultoria em Brand Development, Marketing, Desenvolvimento de Produtos e Assessoria de Imprensa, e a YRIS- Corporate Catering, Buffet & Eventos.

Maria Martins

co-fundADORA da EME – Marketing & Eventos

Há 34 anos, após licenciar-se em Comunicação, com especialização em Marketing e Relações Públicas no ISCSP (Lisboa), e depois de mais de uma década ao serviço de empresas públicas, entre elas a TACV (diretora do mercado Europa & América, Diretora de Marketing) e a Televisão de Cabo Verde (Diretora de Marketing), cofundou a EME – Marketing & Eventos, empresa de que é sócia-administradora e se mantém como uma referência nas áreas de conceção, planeamento, implementação e coordenação de vários projetos de marketing, publicidade, comunicação e estudos para instituições públicas, privadas e internacionais em Cabo Verde e alguns países da CPLP.

Atualmente, é administradora da EME-Publicações, diretora do Prémio Nacional de Publicidade e administradora do jornal Fogo Business, todos produtos da EME – Marketing & Eventos.

Carlos Parreira

ceo da brand lovers

Licenciado pelo ESCS em Marketing e Publicidade, conta com mais de 15 anos de experiência nesta área. Sempre trabalhou com marcas do sector mass market em Moçambique e Portugal e tem uma vasta experiência no mercado moçambicano em áreas de negócios como Hotelaria, Alimentação e Bebidas, Petróleo e Gás, Banca e muito mais.

Fundou a Brand Lovers em 2009, onde formou uma equipa irreverente, habilitada e determinada que tem vindo a ter sucesso no mercado, através da criatrividade estratégica. Hoje, como CEO, alcançou uma reputação reconhecida no mercado moçambicano e internacional.

Júnior Lisboa

Fundador e Diretor Criativo da Mantra

Licenciado em Comunicação Social no Brasil, tem especialização em Branding e Comunicação Estratégica em Portugal.

Atua na publicidade desde 1999, sendo o responsável por criar e coordenar campanhas para diversas marcas e clientes governamentais, tais como Banco do Brasil, Eletronorte, Petrobrás, Governo Federal do Brasil, Governos do Distrito Federal, Ceará e São Paulo, além das Prefeituras Municipais de São Paulo e Salvador.

Depois de fazer parte da equipa da MLink Angola, onde criou importantes campanhas estratégicas para o governo angolano, entre elas a do Censo 2014, foi, por 4 anos, diretor criativo e de planeamento do Grupo Maianga até criar a Mantra em janeiro de 2021.

Mário Patrocínio

escritor e realizador

Mário Patrocínio é um escritor e realizador que sempre foi um curioso cidadão do mundo. Os lugares onde viveu desde a infância marcaram sua capacidade de olhar e pensar a humanidade em sua profunda diversidade.

As suas influências estéticas vão do Japão a Cabo Verde e Angola, do Rio de Janeiro a Los Angeles, Paris e Lisboa. Mário é conhecido por sua forma cinematográfica, crua e emotiva de apresentar o ser humano por meio de filmes de ficção, documentários e publicidade.

Mário é um Berlinale Talent, desenvolveu documentários de renome internacional como Complexo - Universo Paralelo (nº 1 de bilheteira em Portugal), e ganhou o prémio de melhor longa internacional no Artivist Film Festival. “I Love kuduro” foi também um marco na sua carreira, retratando o fenómeno urbano que inclui dança, música, moda e arte contemporânea nascido em África e destacado pela Nowness pela sua singularidade.

Ele já trabalhou com grandes agências de publicidade em todo o mundo. A sua obra abrange uma vasta gama de marcas, como Mercedes, Nike, Coca-Cola, Nivea, L'Oreal Paris, BMW, Audi, SATA Airlines, Visa, Universal Music, Sony Music, Red Bull, EMI, Nestlé, Unitel, Galp Energy e Vodafone, entre outras. Realizou filmes para campanhas que ganharam prémios de prestígio, incluindo Cannes Lions, Grande Prémio de Portugal para a melhor campanha, Clio, Prémio EuroBest, Epicas, El Ojo, Festival de Nova Iorque, entre outros. Ganhou o "Prix Marie de Cannes" com o filme "Sonhos" que promove práticas éticas e responsáveis para criar um mundo mais igualitário, unido e sustentável.

Em 2023, Mário lançará o curta-metragem "Antes do Nascer da Lua", e o "Afinador de Silêncios" - baseado na obra do renomado escritor africano Mia Couto. Ele agora está trabalhando em seu próximo longa-metragem "As Mulheres do Meu Pai".

Luís Ramos

Director Criativo  SPOT comunicação

Quando ainda estudava e fazia o terceiro ano do curso de marketing e publicidade, decidi que queria ir estagiar numa agência de publicidade. Apercebi-me que o curso era bastante teórico e eu não estava a aprender a fazer aquilo que realmente me motivava, que era a criação publicitária.  Consegui então um estágio na FCB de Maputo, enquanto continuava com os meus estudos. Poucos meses depois já fazia parte da FCB como director de arte e foi aí que tive a sorte de poder trabalhar grandes campanhas no meu início de carreira, como o lançamento da Vodacom em Moçambique.    

Ao longo dos últimos 20 anos, trabalhei em diversas agências tais como FCB, Visão Publicidade, Ogilvy e actualmente SPOT, onde criei campanhas para grandes marcas do país, como Vodacom, TDM, BAT, CDM, 2M, Laurentina, Coca-Cola, Banco de Moçambique, LAM, BCI, Banco Terra, Barclays, Global Alliance, Parmalat, Fizz, DStv, GOtv, entre outras.

Campanhas desenvolvidas por mim que mais se destacaram no mercado moçambicano:
- Vodacom Moçambique
- Lançamento Vodacom
- FCB Moçambique BCI
- Rebranding BCI Fomento para BCI
- Visão PublicidadeBanco de Moçambique
- Campanha de mudança da Moeda
- Visão Publicidade DStv
- Lançamento DStv conceito Família
- Ogilvy Moçambique
- Cervejas de Moçambique
- Campanha Laurentina Preta
- “Esta preta é mesmo boa!”
- Frango Nacional
- Feito para ti
- SPOTGOtv- Txeka-lá
- Índico Seguros
- Lançamento da marca SPOT E assim continuo... com a mesma adrenalina de sempre cada vez que recebo um novo desafio, procurando evoluir e acompanhar as tendências do mercado, pois ainda vivo apaixonado por esta área e pretendo continuar a crescer como profissional.

Mauro Migueis

director geral da puzzle

Formado em Engenharia de redes e sistema de computadores (Cape Peninsula- University of technology- África do Sul).

Entrou no mundo criativo e design thinking por paixão envolvendo-se em criar projectos que hoje um deles se tornou marca nacional e de grande sucesso - Nomeado: Mercado da Comida.

2013, Mentor da plataforma: “Praça Livre” , inspirando-me na plataforma de comércio electrónico-Ebay

Sócio de uma startup de It ( Brain It ) - responsável por desenvolver aplicações que promovem a inclusão de classes desfavorecidas;

2017- Adquiri Experiência a nível de marketing e estratégias políticas, tornando-me Certificado pelo programa de estudos de imersão eleitoral;

2019 - embarquei no mundo da restauração, por ser uma das minhas maiores paixões, onde fundei um restaurante de médio porte;

2019 - Sem abrir mão das minhas habilidades profissionais desenvolvidas e ou trazidas pelo mundo das tics - Tornei-me Director de marketing Digital na empresa PMKT;

2022 - Tornei-me Director da produtora da empresa PMKT;2023- Assumi a Direcção de marketing da empresa Sogefin;

Tornei-me de igual modo o Director- Geral ( além de fundador ) da empresa puzzle detentora das marcas: Mercado da comida, Festival do Kimbo e Terra do Nunca;

Sendo o Mercado da Comida- o maior festival de gastronomia que alberga em média, mais de 6 mil pessoas diariamente e que decorre durante 4 dias.g

Melchior Ferreira

DIRECTOR CRIATIVO DENTSU

Eu crio… e é por isso que meu papel como Diretor de Criação é tão natural para mim. Eu realmente emerjo nas marcas dos meus clientes.

Eu vivi toda a minha vida em Moçambique, cresci cercado por marcas locais e me educando com todas as maiores e mais fascinantes marcas multinacionais e realmente tentando entender como podemos trazer o local e o global para as casas dos nossos consumidores. Sendo um criativo, sigo tendências e atualmente a minha paixão é a criatividade digital e como podemos crescer nesse campo em Moçambique.

Sou Licenciado em Intermedia e Multimedia, trabalhei em projetos de referência no desenvolvimento de marcas, branding e identidade, campanhas de comunicação 360º e comunicação especializada em digital.

Um dos meus principais focos é obter reconhecimento e prêmios de comunicação com o cliente, tanto para a agência quanto para o cliente; meu histórico fala por si nesses últimos 4 anos 2 AMEP (Moçambique), 26 Prémios Lusófonos (2 grand Prix) (PALOP), https://www.premioslusofonos.com, 1 LOERIES e 3 Shortlists (África e Oriente Médio). https://www.loeries.com

Dalmo Silva

Fundador do Marcas em acção

Licenciado em Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa, ingressou no Marketing em 2008, na Unitel, onde foi Gestor de Produto Sénior. Em 2016 Dalmo transita para a equipa de projecto que acabaria por lançar o Banco Postal, tendo sido responsável pela Direcção de Marketing do Xikila Money, a operação de mobile banking do banco. Foi também Director de Marketing da Movicel, entre Dezembro de 2019 e Junho de 2020.

Miguel Muanda

profissional de marketing e publicidade

Empreendedor e profissional multifacetado que atua como Roteirista, Produtor e Realizador. Suas especialidades incluem Criação e Direção de Projetos e Campanhas.

Sua formação inclui Administração de Empresas, Realização, (Formando em Direito). Domina várias ferramentas artísticas no audiovisual. Ao longo de sua carreira, Miguel trabalha com Cinema, Publicidade, Jornalismo e Eventos. Miguel realiza comerciais para diversas marcas conhecidas e tem seus conteúdos transmitidos em diversos canais de televisão em Angola.

Alegre, dinâmico e proativo, sempre disposto a partilhar e respirar arte e cultura. Mais uma vez presente no FESTIPUB para juntos celebrarmos a CRIATIVIDADE.  

Miguel da Silva

Produtor Executivo na Team Films

Miguel Rebelo da Silva reside actualmente em Luanda, tendo vivido até recentemente em Carcavelos, perto de Lisboa. É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada.

A passagem por várias empresas, nomeadamente de contabilidade e auditoria, enquanto frequentava a universidade, permitiram consolidar grandes capacidades de organização e gestão.

Uma breve experiência na produção de um anúncio publicitário tornou claro que criar relações e conhecer diferentes ambientes teria de ser um elemento central da sua vida profissional - seguiu a carreira de produtor. Nos últimos 20 anos foi produtor executivo Take it Easy films, produtora sediada em Lisboa, produzindo centenas de campanhas publicitárias nacionais e internacionais: Vodafone, Caixa Geral de Depósitos, Worten, Pfizer, Super Bock Saca Fácil, Cuca, Unitel e Africell são apenas alguns exemplos do leque de marcas e clientes com quem trabalhou.

Amante de diferentes culturas, aventuras e novos desafios, começou recentemente uma nova etapa da sua vida profissional em Luanda. Abraçar o cargo de Produtor Executivo na Team Films representa simultaneamente a oportunidade de conhecer um novo mercado, e de partilhar a experiência adquirida ao longo de todo este percurso.

Nas horas vagas gosta de praticar desporto, cozinhar e fotografar os bons momentos passados em família.

Mitchell Collinson

Executive Creative Director Dentsu Mozambique

O nome parece estrangeiro mas o Mitchell nasceu e cresceu em Moçambique: terra do Piri-Piri. Formado em Ciências da Comunicação em 2007, o Mitchell tentou sempre dar um bocadinho desse picante às campanhas que trabalhou até hoje. Passou por agências como a 5Star, Golo, mas a sua carreira foi feita na Ogilvy, e agora na Create Moçambique onde desempenha a função de Executive Creative Director.

Trabalhou marcas como a Nokia, Coca-Cola, DStv, 2M e Castle Lite da ABInbev e outras grandes marcas. Começou a sua carreira como Designer, mas rapidamente encontrou o seu caminho como Director de Arte e foi crescendo no mundo da publicidade até chegar a Director Criativo.Além dos vários prémios que tem arrecadado nos festivais Loeries, Prémios Lusófonos da Criatividade e Creative X, a grande conquista foi o prémio de Agência do Ano dos Lusos em 2021. O Mitchell fez também parte do Creative Council da ABInbev Africa, foi júri do D-12 Young Talents Challenge for Climate das Ilhas Reunião, e tem sido jurado das últimas edições dos Prémios Lusófonos da Criatividade.A paixão por arte não acaba por aqui.

O Mitchell também é apaixonado pela arte de conduzir, fazendo parte da equipa Blutech Racing Team que corre na Picanto Cup e Bravantic Group M em Moçambique.

Nuno Noivo

co-fundador da Grumpy Panda

Nascido em Lisboa e criado em Almada. Na margem sul, as idas semanais à Academia Almadense e as visitas constantes aos clubes de vídeo foram seguidas pelo primeiro emprego: um part-time na Blockbuster, onde tinha direito a levar 40 filmes por mês. Visualizava os 40 e ainda usava os que sobravam dos colegas. Um dia decide, finalmente, largar os estudos de Gestão e seguir a formação da 7ª Arte. Entra no mercado na Tangerina Azul Filmes e na Stopline Films torna-se produtor executivo na Publicidade e na Ficção. Destacaram-se os prémios no CCP, em Cannes e na SPA, e como realizador sobe ao palco do Fantasporto para melhor filme português.

Esteve em grandes grandes êxitos de bilheteira como O Pátio das Cantigas, O Leão da Estrela, A Canção de Lisboa e Perdidos, e em séries icónicas como Os Filhos do Rock e A Filha da Lei. A primeira rodagem em Angola foi marcante, pois após umas filmagens no mercado de Kifica nunca mais comeu carne.

Em 2017 torna-se um dos fundadores da produtora Grumpy Panda, a qual já teve o prazer de ir filmar a Luanda. Este ano a Grumpy estreia nas salas portuguesas A Viagem do Rei e no Festival Internacional de Locarno o filme Guardians of the Formula.”

Paulo Costa

JORNALISTA- LOCUTOR-PUBLICITÁRIO-PRODUTOR

PAULO COSTA, é um radialista criativo e realizador. com 32 anos de carreira e exercícios permanentes sua nobre formação ON JOB.

Liderou a partir de 1992, e deu voz a variadíssimas campanhas Publicitárias e de Marketing. Comercial, Social, Cultural, Ambiental e político.

Pioneiro nas transformações da rádio em Angola, e na nova forma de comunicar. com a chegada no mesmo ano (1992), da primeira rádio comércial em FM, pós independência. LAC - Luanda Antena Comércial.

O programa Tardes Quentes, por si criado, realizado, produzido e apresentado. liderou audiência durante anos. e foi várias vezes distinguido em eventos em Luanda.

Profissionalmente esteve na base da criação e divulgação de marcas novas, nacionais e internacionais: SOCOTEC-UNICARGAS-MBAKASSI E FILHOS- SISTEC-TAAG- SOCIEDADE DE AVIAÇÃO LIGEIRA- SONANGOL- VINUL,CUCA, às internacionais: SWATCH- REDBULL e muitas outras.

Jornalista fotógrafo, correspondente estrangeiro pela Riotur, da liga independente das escolas de samba do Rio de Janeiro a LIESA a 27 anos.No palco do Maior Show da terra o Carnaval Carioca.

Apaixonado por música, desportos radicais, ficção cientifica.Considera-se um privisionista, homem de cultura, com olhar e ações práticas de quem cuida do Ambiente com realizações de jornadas ambientais.

Pedro Diogo Vaz

superbrands angola

O Pedro é formado em Comunicação Empresarial, com um MBA em Gestão. Nascido em Angola, tem vindo a envolver-se no mercado há mais de 17 anos, quer na gestão de negócios quer em projectos distintos. É responsável pela Superbrands Angola desde a sua fundação no mercado angolano, há 10 edições. Com uma vasta experiência em empresas e no desenvolvimento de novos negócios, tem noção dos desafios que é preciso enfrentar para alcançar os objetivos. Liderar pelo exemplo sempre foi um lema de vida, tanto a nível pessoal como profissional.

Pedro Rodrigues

partner da red

Licenciado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e Pós-Graduado em Marketing Management pelo ISEG. Tem uma vasta experiência em planeamento estratégico e gestão de projectos, gerindo diversos projectos de várias marcas relevantes em Portugal e Angola de sectores como FMCG, Distribuição, Bancário, Petrolífero, entre outros. Foi durante largos anos Managing Partner da BUS em Portugal e Angola e é actualmente Partner da RED em Angola.

Raquel Monteiro

directora comercial e marketing da soico

Mestre em gestão de empresas, é na área de marketing e publicidade que tem desenvolvido o seu percurso profissional.​Em Portugal, trabalhou em sectores como FMCG, têxtil e ainda no desenvolvimento de negócios e marcas.​No início de 2018, movida pela sua vontade de fazer a diferença e alargar a sua experiência profissional, rumou a Moçambique. Começou por trabalhar na CAETSU TWO onde desempenhou as funções de Account Executive.

Em 2020, abraça um novo desafio como Directora Comercial e Marketing num dos maiores grupos de media privado de Moçambique, a SOICO. ​Mais tarde, em 2023 , a sua determinação e dedicação fizeram-na destacar-se e mereceram-lhe um convite para integrar a equipa da CAETSU TWO como Directora Executiva, o seu actual cargo onde supervisiona a equipa e garante a qualidade do trabalho passado para os clientes.

Maria Sério

Directora Geral da Maimun Media

Licenciada em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração de Marketing, Pós Graduação em Sales & Trade Marketing pelo mesmo Instituto, Gestão de Eventos pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Curso de Formação Pedagógica de Formadores, entre outros cursos e formações.

Percurso profissional evolutivo no sector da Comunicação e Publicidade, onde tem desempenhado vários cargos nos últimos anos, consolidando a sua experiência nas áreas de estratégia, negociação, implementação, cross selling e gestão de campanhas publicitárias.

Das várias especializações ao longo de todos estes anos em media, desenvolveu em particular as seguintes competências: Relacionamento com clientes e fornecedoresNegociaçãoEstratégia - Implementação e gestão de campanhas, incluindo o cross-selling (Digital, Eventos, Activação Marcas)Foco nos resultadosEm Portugal trabalhou marcas como, Nestlé (Chocolates, Iogurtes, Pet Foods, Cafés), Sonae (Optimus, Continente, Público), Sonae Turismo, Sonae Sierra, Longa Vida, Honda, Citroen, Peugeot, Prime Drinks entre outras.Em 2012 entrou para a Back Angola, como Client Care Media Planner, onde em 2017 assume a direcção do departamento de Media.

Ao longo de todos estes anos trabalhou no mercado Angolano marcas como:  Refriango, BFA, BP, Grupo Castel, Banco Atlântico, Western Union, Azeite Gallo, Intermarket, Famosa, Diageo, Pernod Ricard, Angonabeiro, Multichoice, Mundo Fox, SAT, Vecauto entre outras

Em finais de 2022 assume a Direcção Geral da Agência de Meios Maimun Media, continuando a trabalhar marcas de referência no mercado - Grupo Luanday/Refriango, Angonabeiro, Rayan Investments,, Mundo Fox.

Sérgio Costa

Directora Geral da Maimun Media

Em 1996, meu percurso me conduziu ao fascinante universo do rádio, quando me integrei à equipe da Radio Boa Esperança AM, situada no coração do Maranhão. Foi nesse contexto que adquiri os alicerces fundamentais da arte da produção de áudio radiofônico.

No ano de 1999, o anseio por novos horizontes me guiou até Recife, a pitoresca capital de Pernambuco. Lá, a sorte sorriu para mim ao possibilitar minha inserção na equipe da renomada produtora de jingles para rádio, a HB Studio. Essa experiência se revelou uma fonte inestimável de enriquecimento pessoal e profissional, permitindo-me mergulhar nas complexidades da produção de áudio voltada para o universo radiofônico.

Nos anos que se seguiram, tracei uma trilha profissional que me levou por diversas estações de rádio. Meu percurso incluiu a Caetés, que posteriormente se transformou na emblemática Clube FM, além das prestigiadas Rádio Transamérica, Rádio 103 FM e Sucesso FM. Em cada uma dessas emissoras, desempenhei um papel crucial na criação e produção de jingles, vinhetas e programas, contribuindo de maneira significativa para a construção da identidade sonora singular que caracteriza cada estação.

A vida me brindou, em 2009, com uma proposta irresistível para expandir meus horizontes na pós-produção de áudio para filmes publicitários em Angola. Nesse contexto, integrei a equipe da renomada produtora audiovisual Estúdio Africa. Durante esse período, trilhei caminhos marcantes também nas produtoras Blink e Muxima, até finalmente encontrar meu porto seguro profissional durante oito anos na Team Films.
Hoje, tenho a honra de ocupar a posição de Diretor de Áudio na produtora Bs Studio e também desfruto da responsabilidade de ser o Diretor Artístico da AfriRádio.

Tchiloia Lara

Co-Fundadora e Gerente do Sector Publicidade Geração 80

Tchiloia Lara é uma produtora nata, adquiriu nesta ultima década, experiência profissional na produção e gestão de projectos audiovisuais no sector da publicidade, corporativo e cinema no mercado Angolano.

Nasceu e cresceu em Luanda, é licenciada em Engenharia Civil pela Universidade de Cape Towne Mestre em Gestão pela Universidade de Pretória, na África do Sul. Em 2013 aprofundou os seus conhecimentos na área com o curso de Produção pela Academia de Cinema de Nova York. É co-fundadora da Produtora Audiovisual Geração 80 e actualmente assume a função de Gerente de Publicidade trabalhando com marcas nos diversos segmentos do mercado angolano e produzindo publicidades premiadas como “Heróis de Azul (2019)” e “Sobas de Angola (2018)”do Standard Bank.

A Geração 80 completou 10 anos em 2020 e já possui no seu portfólio várias distinções e prémios nacionais e internacionais, destacando o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de cinema e audiovisuais (2016) e mais recentemente o prémio de Produtora Audiovisual nos Prémios Angola Comunica (2022).

Tiago Baptista

BLEND ANGOLA

Formado em marketing e publicidade pela EPIC em Portugal e com formações avançadas na África do Sul pela University AAA em media e técnicas de negociação. Tem um longo percurso profissional em empresas de renome do mercado nacional, passou pela Refriango, TBWA/Angola, Grupo Zwela, Team Films e Creation.

Walter Fernandes

responsável do projecto iptv da angola cables

Com 20 anos na área do Audiovisual, trabalhou entre 2003 e 2008 em fotografia para publicidade e Corporativa com várias agências, destacando-se a Link Marketing e Executive Center. Foi Coordenador de Fotografia em 5 publicações Angolanas Expansão, Revista Estratégia, Jornal Mercado, Jornal Vanguarda e Revista Rumo. Foi colaborador/Correspondente da Media 24 África/Naspers Group para a DSTV.

Tem trabalhos publicados na Newsweek, Bloomberg, Fortune500 e Diário Económico. Em 2009 ganha o Prémio Maboque de Fotojornalismo com o trabalho desenvolviso com a World press Photo.

Tem 5 livros publicados:

“Angola Património Histórico e Cultural” com a Laya Libros;

World Press Photo - “Desenvolvimento Sustentável das Sociedades” para a UNESCO/Planeth Earth;

“Momentos, 2 anos de Fotojornalismo” com a Score Media;

“O retrato da nova Angola” lançado em Nova Iorque; e

“Angola Cinemas” para o Goethe Inntitut.

Em 2010 e 2016 trabalhou no seu estúdio PhotoAtelier em diversos projectos de fotografia e vídeo no segmento de publicidade, Institucional e Editorial.

Desde 2017 que colabora em diversos projectos virados para a Produção e Gestão de Conteúdos Multimedia + Digital. Actualmente é o responsável de conteúdos para streaming (canais lineares + VOD) para o projecto IPTV da Angola Cables.

José Neto

co-fundador da still

José Fernando da Silva Neto, nasceu em Sesimbra, freguesia do Castelo, distrito de Setúbal no dia 19 de Fevereiro de 1955, vive atualmente em Sintra, casado, com 4 filhos.
Formando em Eletrotecnia, começou por estudar em Setúbal e mais tarde no Instituto Industrial de Lisboa (já extinto).

Em 1987 começou a trabalhar em cinema (longas metragens), nas produtoras ANIMATÓGRAFO de António da  Cunha Telles e ainda na OPUS FILMES de António Pedro Vasconcelos e do seu irmão José Luís de Vasconcelos, onde produziu como assistente e mais tarde chefe de produção,  varias obras Portuguesas, Francesas e Italianas.
Em 1990 Passou a produzir filmes de publicidade como diretor de produção (free lancer) em várias produtoras nacionais.

No ano de 1992 Abriu a sua primeira produtora Sociedade Tratamento de Imagem Lusitana Lda, e estabeleceu acordo com diversas produtoras mundiais. Pondo em marcha um profícuo caminho, dando inicio às coproduções para diversos países, divulgando o potencial do tempo atmosférico e a sua especial luz, que Portugal oferece em tantos e tantos dias, ao longo do ano.Aproveitando ainda os decores maravilhosos e diversificados que este país tem, passaram então a ser rodadas em Portugal, para vários países a saber:- França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Espanha, Marrocos, Brasil, Argentina e Japão.

Já 1995 Abriu uma 2ª produtora Still, para produção cinematográfica dedicada ao mercado nacional e ainda países de língua Portuguesa (São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola).
Em Portugal trabalhou para as mais diversas agências nacionais , onde viria produzir anualmente uma média entre 20 e 30 filmes.

Exemplos de algumas dessas agências para as quais produziu:

- Abrinicio - J W. Thompson- BBDO Portugal- Young & Rubicam - Euro Rscg agora Havas Worldwide Portugal- Interplus- Grafe- EPG TBWA- Sumo- BAR- Bar Angola- Bar Ogilvy- Ogilvy -  Publicis - Wunderman J w t-  Film Brokers- Partners - Markimagem- Mccan Erickson - FCB- Normajean- Lola Normajean- Executive Angola

Para visualização de algumas dessas produções aconselhamos a visitar o site https://www.still.com.pt onde pode rever alguns desses filmes.

Alexandre Montenegro

sócio fundador da Show Off | MOLA

Alexandre Montenegro é realizador, produtor executivo e sócio fundador da Show Off | MOLA produtora que há mais de 23 anos mantém-se no top do mercado publicitário português.

Como realizador, tornou-se um dos nomes mais respeitados de Portugal, a filmar para praticamente todos os maiores anunciantes e agências do país. Em 2001 ganhou um Leão em Cannes e desde então tem sido galardoado em todos os festivais de publicidade do mundo, incluindo o Eurobest,  o Fiap, New York Festivals, o Épica, o Cresta, El Ojo, o ADCE Awards e o Clube de Criativos de Portugal.

Como jurado, colaborou em vários festivais de renome como o CCP, M&P, Lusófonos, Cresta Awards com especial destaque para o Eurobest, em que foi jurado português na categoria “Film Craft” no ano de 2013, além da Academia Portuguesa de Cinema.

Realizador desde seus 21 anos e produtor executivo desde os 25 anos, conta com mais de um milhar de filmes publicitários realizados e outros milhares produzidos por ele em pelo quatro países: Portugal, Brasil, Angola e Polónia.

Cátia Carmo

PROFISSIONAL DE MARKETING E COMUNICAÇÃO

Vasta experiência no ramo editorial, tendo sido Directora Executiva da Revista Caras e estruturado de raiz o projecto da Revista People para o mercado angolano.

De 2011 a 2019 foi Directora da LS Republicano, onde geriu a carreira, imagem e presença digital de artistas de renome, assim como supervisionou a produção de shows e festivais de música nacionais e internacionais.

Desde 2016 que gere a carreira de artistas como Paulo Flores e os SSP.

Franscisco Quintino

ceo espaços angola

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM (Lisboa/Portugal) e com uma pós graduação em Criação de Empresas e Empreendedorismo pelo ISCTE (Lisboa/Portugal).

Em 2012, assumiu a Direção de Serviço a Cliente da Espaços - empresa líder em Media Exterior em Angola - e tem vindo, também, a liderar a expansão da empresa noutros mercados africanos como São Tomé e Cabo Verde.

Recentemente integrou o Board do Acelera Angola - incubadora e aceleradora de start-ups, micro e pequenas empresas angolanas. Casado, pai de dois filhos, é jogador de Rugby desde os 9 anos, modalidade que tem ajudado a promover em Angola.

Janaina Carneiro

Media Simply Black

Janaína Carneiro, é uma profissional de Marketing Angolana que conta com uma vasta experiência na gestão de marcas e equipas de clientes em Angola,  e Moçambique, tendo trabalhado tanto no lado do cliente como de agências. Nos últimos 17 anos, Janaína fez parte de lançamentos de grandes marcas em toda a categoria de bebidas em Angola e também em Moçambique.

Começou a sua carreira na Ogilvy Africa em Joanesburgo, tendo passado por outras agências e anunciantes e rapidamente se tornou uma profissional de marketing de língua portuguesa bastante referenciada.

Sua liderança estratégica orienta e desenvolve novos talentos nas suas equipes, enquanto sua profunda experiência apoia iniciativas estratégicas de marcas e clientes. Actualmente lidera os mercados lusófonos dentro da Agência Pan-Africana de Media Simply Black, onde aproveitando-se da sua extensa experiência em Marketing, Branding, Publicidade, Ativações e Estratégia de Mídia, impulsiona projetos de clientes de alto ROI

Carlos Guimarães

motion designer

Carlos Guimarães, é Motion designer com quase 30 anos de experiência na área. A sua jornada profissional teve início em 1996, quando se envolveu no emocionante mundo da Multimídia e da edição de vídeo. Foi em Portugal, na bela cidade de Lisboa, que começou a trilhar este caminho, na escola ETIC, onde adquiriu os fundamentos que viriam a moldar a sua carreira.No ano seguinte, em 1997, deu um passo importante ao fundar a produtora RG DREAMSTUDIO.

Esta produtora viria a destacar-se, ao longo dos anos, como uma referência no sector, conquistando diversos prémios de publicidade em Angola. Em 2005, decidiu alargar os seus horizontes e aprofundar os seus conhecimentos na área de digital design. Foi admitido na renomada Vancouver Film School, no Canadá, onde teve a oportunidade de aprimorar as suas habilidades como Digital Designer. O período de formação na Vancouver Film School foi uma experiência enriquecedora, e no final do curso, foi agraciado com alguns prémios que reconheceram o seu talento e dedicação.Carlos Guimarães, passou pela Sembra comunicação, Brandia, Tv zimbo, e Total Angola.

Em 2018, fundou o estúdio, O ilusionista. Um estúdio de motion graphics, animação 2d e 3D, Motion Capture (Vicon) e Virtual production.A sua jornada profissional é uma história de constante aprendizado, criatividade e superação de desafios. Carlos, está ansioso para iniciar a explorar novas fronteiras no mundo da inteligência artificial,  produção virtual e criar trabalhos que inspirem e deixem uma marca duradoura.

Margarida Minas

profissional de marketing

Licenciada em gestão de marketing, pelo IPam em Portugal, iniciou o seu percurso no mundo dos eventos corporativos  e activações em Angola há sensivelmente 8 anos. Contam no  seu portfolio, as principais empresas de Angola como a Total, Agência Executive, Fidelidade, Banco Atlântico , Coca Cola, Bai, Belas Shopping.

Diferenciação, criatividade e consistência são os seus principais desafios nesta área onde não há 2 eventos iguais!"